Maria de Fátima Vizeu Pinheiro

Maria de Fátima Vizeu Pinheiro, mãe da Maria Margarida, do Francisco Xavier e da Maria Teresa, é Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa, onde leccionou durante seis anos nas áreas da Filosofia e da Teologia. Concluiu uma pós-graduação em Filosofia na Catholic University of America, Washington DC. Entre outras experiências profissionais, destaca-se a de Assistente do Instituto Camões na Rússia, onde leccionou em Universidades de Moscovo e S. Petersburgo. Desde 2016 trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação.

Em 2011 iniciou a sua atividade na blogosfera, com o blogue 100mim, dedicado a Manoel de Oliveira, e o Luz e lata com posts que escreveu diariamente nesse blogue do Expresso. Escreveu com alguma regularidade artigos de opinião no Público e desde 2023 é colunista convidada do Observador, onde tem publicado artigos de opinião de que resultou este livro Captar a Esperança.

É coautora, com Maria do Rosário Lupi Bello, do livro «Encontro com Maria Ulrich no século XXI» (2009), e autora do livro «Rasante».