Obras de Luigi Giussani

Don Giussani 1

A Tenacitas tem vindo a publicar as obras de Luigi Giussani, uma das grandes figuras da Igreja Católica do séc. XX, em Portugal desde 2007. Luigi Giussani (1922-2005), sacerdote italiano, de Milão, é o fundador do movimento eclesial Comunhão e Libertação. Estudou na Faculdade de Teologia de Venegono, onde será professor durante alguns anos. Nos anos cinquenta, deixa o ensino no seminário para ensinar numa escola secundária em Milão, o Liceu Berchet, onde permanecerá até 1967. De 1964 a 1990, ensinou Introdução à Teologia na Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão.
Educador incansável, Giussani publicou na sua vida numerosos ensaios, porque, como ele mesmo disse, “só através da educação se constrói um povo como consciência unitária e como civilização”. Em particular, quis mostrar “a razoabilidade e a utilidade para o homem moderno dessa resposta ao drama da existência que tem o nome de ‘acontecimento cristão’ ”, oferecendo essa resposta “como contribuição sincera para uma verdadeira libertação de jovens e adultos”.
Como reconhecimento ao seu trabalho, em 1995 recebeu o Prémio Nacional de Cultura Católica e, em Dezembro de 1997, o seu livro “O Sentido Religioso” foi apresentado na ONU. Morreu em Milão em 22 de Fevereiro de 2005. Sete anos mais tarde, em 22 de Fevereiro de 2012, foi anunciada publicamente a abertura de sua causa de beatificação.